Banner Banner 2 Banner 3 Banner 5 Banner 6
Nossos Consultores

Vídeo Institucional
Conheça o Programa Amazônia Conectada

Projeto Amazônia Conectada, vencedor do prêmio de melhor projeto para prestação de serviço digital no setor público do ano 2016

Projeto Amazônia Conectada, vencedor do prêmio de melhor projeto para prestação de serviço digital no setor público do ano 2016

Em evento realizado na cidade de São Paulo, no dia 10 de novembro de 2016, ocorreu a entrega do Prêmio DatacentersDynamics Awards Brasil, onde o Programa Amazônia Conectada foi premiado como melhor projeto para prestação de serviço digital no setor público.

O DatacentersDynamics Awards faz parte de uma série global de premiação e vem sendo realizado anualmente no Brasil desde 2011.

O Programa Amazônia Conectada concorreu com projetos bem elaborados e de sucesso em toda comunidade nacional e o prêmio registra mais uma vez o Exército Brasileiro como instituição de elevada competência na condução de projetos com grande inovação tecnológica.

Na oportunidade o Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEX) fez a apresentação do Programa Amazônica Conectada acompanhado pelo Gerente do Projeto e comitiva do 3º Centro de Telemática de Área (3° CTA).






APRESENTAÇÃO SOBRE O PROGRAMA AMAZÔNIA CONECTADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL


Confira a apresentação sobre o Programa Amazônia Conectada ministrada pelo Ch CITEx durante visita ao Ministério Público Federal:






REPORTAGEM SOBRE O PROGRAMA AMAZÔNIA CONECTADA NO SITE G1


Uma reportagem sobre o Programa Amazônia Conectada foi veiculada hoje, 27/07/2016, no site G1 da globo.com (ACRE). Confira:






ASSINATURA DO CONVÊNIO ENTRE TJAM E EXÉRCITO BRASILEIRO



O convênio entre o Exército Brasileiro e o TJAM foi formalizado nesta segunda-feira (18/07/2016), mediante assinatura do presidente em exercício do TJAM e do Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx). Assinaram também, na condição de testemunhas, o governador do Estado em exercício; o Comandante Militar da Amazônia; o coordenador-geral da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação do TJAM e o membro da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação do TJAM.


O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por meio do CENTRO INTEGRADO DE TELEMÁTICA DO EXÉRCITO (CITEx) e o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS – TJAM, órgãos Partícipes deste Convênio, comprometem-se, com objetivo de interesse comum, a operacionalizar e gerenciar, dentro das respectivas competências, possibilidades e disponibilidades, a realização do objeto do convênio, no qual irá disponibilizar uma rede de fibra óptica subfluvial para expansão e melhoria nas transmissões e comunicações entre as unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Amazonas.


Os objetivos da assinatura do convênio são:

  • I - Interligar da Capital Manaus ao Município de Tefé por meio de fibra óptica subfluvial, a qual concluída em abril 2016 e está em fase de testes.

  • II - Interligar do Município de Tefé ao de Tabatinga por meio de fibra óptica subfluvial, com previsão para 2017 a depender de captação de recurso financeiro para a conclusão do trecho.


O Programa Amazônia Conectada será concluído mediante a captação de recursos financeiros para a conclusão de cada infovia, tornando possível a comunicação entre os Fóruns de Justiças instalados nas comarcas do interior do Estado do Amazonas.


O Programa Amazônia Conectada é uma iniciativa da União, coordenada pelo Exército Brasileiro, e tem por objetivo disponibilizar uma rede de fibra óptica subfluvial com o intuito de favorecer o desenvolvimento da população que reside na Amazônia Ocidental. A partir da oferta e da potencialização da comunicação, o Programa visa contribuir para a melhoria de serviços do Judiciário e também da Educação, Saúde, Segurança, dentre outros segmentos.


A contrapartida do Judiciário Estadual prevê recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para a execução do programa, que serão destinados para a implantação do subprojeto "Infovia do Solimões" e projeto "Políticas Públicas". Os recursos serão oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário Estadual (FUNJEAM). Outras instituições do Sistema de Justiça também farão parte desse projeto: Ministério Público Estadual (MPE-AM) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).


Fonte: Notícia publicada no site do TJAM.

Confira as fotos da Assinatura do Convênio entre o Exército Brasileiro e o TJ-AM, realizada no dia 18/07/2016.




VÍDEO SOBRE O LANÇAMENTO ENTRE COARI E TEFÉ

Assista a um vídeo, cedido por cortesia pela empresa Aquamar, demonstrando o êxito do lançamento do trecho Coari - Tefé, que ocorreu em março de 2016.


Fonte: Vídeo cedido pela empresa Aquamar.
Featured Content



II WORKSHOP AMAZÔNIA CONECTADA (2016)

Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao II Workshop Amazônia Conectada (2016), que ocorreu nos dias 07 e 08 de junho no 4º Centro de Telemática de Área, em Manaus!

O evento contou com a presença de ilustres palestrantes e de vários integrantes dos órgãos e instituições parceiras do Programa Amazônia Conectada.

Palestras:

  • De onde estão vindo os líderes de amanhã? – Victor Kurahayashi (PMI Amazônia Chapter)
  • Case: Projeto Porto Velho x Manaus – Maurício Casagrande (Ciena)
  • Prysmian Group – Josep Maria Macià
  • Lições aprendidas no lançamento do cabo de fibra óptica no trecho coari – tefé – Luiz Paulo Cassiano (Aquamar)
  • Projeto Infovia do Solimões – Ten Nuno Alves (Gerente de Projeto)
  • Modelo de Governância – Cap Luciano Sales (Gerente de Programa)
  • Case: Projeto na Nigéria – Peter Muller (NSW)
  • Modelos de Gestão Compartilhada dos Serviços e Recursos das Infovias – Mônica Bandeira (Governo do Estado de Pernambuco)
  • Apresentação-resumo do PE Conectado – Mônica Bandeira (Governo do Estado de Pernambuco)
As palestras já estão disponíveis! Confira em Apresentações





ENTREVISTA SOBRE A FASE ATUAL DO PROGRAMA AMAZÔNIA CONECTADA

Entrevista dada à Rádio Sputnik pelo Ch CITEx.


Fonte: Áudio cedido pela rádio Sputnik Brasil.




LANÇAMENTO DO TRECHO COARI-TEFÉ FINALIZADO

O Projeto Amazônia Conectada, gerenciado pelo Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), avançou com a finalização do lançamento de cabo subfluvial no trecho entre os municípios de Coari (AM) e Tefé (AM), ocorrido no período de 21 a 23 de março de 2016, interligando os dois municípios num trecho de 242,5 km de extensão.




A próxima etapa do projeto será a realização dos testes com equipamentos de multiplexação por divisão densa de comprimento de onda (DWDM), que multiplicam a capacidade e implementam funcionalidades de rede em sistema de longa distância.

O Exército Brasileiro está presente no município de Tefé, onde está sediado o Comando da 16º Brigada de Infantaria de Selva (16º Bda Inf Sl) e mais cinco organizações militares diretamente subordinadas que serão integradas pela rede metropolitana de Tefé.

Ainda no escopo desse projeto, diversas organizações civis da área serão conectadas à nova infraestrutura, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Processamento de Dados do Amazonas S/A (PRODAM), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Hoje, dia 28 de março, serão iniciados os testes com os equipamentos DWDM que iluminarão a rota.

Confira as fotos do lançamento.

Comunicação Social do CITEx.





I WORKSHOP AMAZÔNIA CONECTADA (2015)

Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao I Workshop Amazônia Conectada (2015), que ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas(IFAM)!

O evento contou com a presença de ilustres palestrantes e de vários integrantes dos órgãos e instituições parceiras do Programa Amazônia Conectada.

Ocorreu, também, o lançamento do livro do Dr. Rodrigo Choji de Freitas(Professor na Universidade do Estado do Amazonas - UEA), "Redes Ópticas - Estratégias de Sobrevivência a Falhas".

Palestrantes presentes:

  • Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - Luiz Ary Messina
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) - Laurindo Campos
  • Samsung - Simone Scholzer
  • Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) - TC Rêgo Barros
  • Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPLANCTI) - Estevão Vicente
  • Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) - Gen Bda Decílio
  • Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) - Pedro Elias
  • Prysmian Group - Reinaldo Jeronymo
As apresentações dos palestrantes já estão disponíveis! Confira em Apresentações
Confira as fotos do evento.







PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA É O VENCEDOR DO PRÊMIO PROJETO DO ANO 2015

No evento de entrega do Prêmio MundoPM 2015, realizado na cidade de São Paulo, no último dia 12 de novembro, o Projeto Amazônia Conectada foi premiado como Projeto do Ano 2015. O Exército Brasileiro foi representado, na cerimônia, pelo Vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

O Prêmio Projeto do Ano é uma iniciativa de caráter nacional que valoriza instituições e profissionais da área de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portifólios de Projetos.

O Projeto Amazônia Conectada logrou o êxito de ser o melhor avaliado pelos membros da comissão de avaliação da premiação, composta por representantes de toda a comunidade especializada. Desta forma, o prêmio confirma o Exército Brasileiro como instituição de elevada competência em gestão de projetos.






INAUGURAÇÃO DO 1º TRECHO DO PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA

No dia 16 de julho de 2015 ocorreu o no Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM), o lançamento oficial do “Projeto Amazônia Conectada”, com a inauguração do 1º trecho do cabo subfluvial.

A solenidade contou com a presença do Ministro de Defesa, Jaques Wagner, acompanhado dos ministros das Comunicações, Ricardo Berzoine, e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, juntamente com o governador do Estado do Amazonas, José Melo de Oliveira, do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, Gen Ex Juarez Aparecido de Paula Cunha (representando o Comandante do Exército), do Comandante Militar de Amazônia, Gen Ex Ghilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e demais autoridades civis e militares.

A inauguração do 1º trecho compreende cerca de 10 km de fibra óptica subfluvial, lançada no leito do Rio Negro e serve como demonstrador de tecnologia interligando o 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA) com a 4ª Divisão de Levantamento (4ª DL), Organizações Militares do Exército Brasileiro.

Durante a solenidade, foi assinada portaria conjunta entre os Ministérios da Defesa, Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação que instituiu o Projeto Amazônia Conectada.

O ponto forte da solenidade foi a realização de uma videoconferência com a participação do Ministro da Defesa, do Ministro das Comunicações, do Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, do Governador do Amazonas, do Comandante Militar da Amazônia, do Chefe do Centro Integrado Telemática do Exército, que estavam no 4º CTA, o com o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Luiz Verçosa, que se encontrava na 4ª DL.

Na videoconferência foi destacada por parte dos interlocutores a qualidade da conexão, a importância do projeto na integração dos municípios e a possibilidade de alunos e professores terem uma Internet de alta capacidade e acesso a informação e pesquisa.

Amazônia Conectada é o nome do maior projeto de expansão das comunicações na Amazônia Ocidental, que trará uma nova realidade à banda larga à região norte do pais levando uma série de serviços de rede de dados, de qualidade, à população do interior do Estado, Organizações Militares, órgãos públicos, entre outros.

Comunicação Social do CITEx.

Vídeos em destaque

15 de setembro de 2015
Projeto Piloto - Programa Amazônia Conectada - 2015


09 de abril de 2015
Amazônia News - Tecnologia é utilizada para tornar a Amazônia conectada

Fotos em destaque

18/07/2016
Assinatura do Convênio entre o TJ-AM e o Exército Brasileiro.

Confira as fotos

21/03/2016
Lançamento do cabo óptico submarino entre Coari e Tefé.

Confira as fotos